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Peça de Teatro “Rótulos” no Teatro Jônatas João rompe silêncios e dá espaço para histórias reais em Cocal do Sul

Espetáculo realizado no Teatro Jônatas João reuniu mais de 120 alunos da rede municipal em quatro sessões intensas de arte e escuta.

Nesta sexta-feira, 25/04, o Teatro Jônatas João recebeu mais de 120 alunos da rede municipal de ensino de Cocal do Sul em quatro sessões da peça “Rótulos”, um espetáculo produzido a partir da escuta real de adolescentes da cidade, com o objetivo de transformar suas vivências em arte, reflexão e transformação.

A montagem integra um projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – “Além das Palavras” – e surge como resultado de uma profunda pesquisa com jovens da região. Durante o processo, escutou-se o que geralmente fica escondido atrás de um silêncio forçado: medos, rótulos, preconceitos, sonhos e a urgência de ser compreendido. A partir disso, o espetáculo foi apresentado como uma contrapartida à sociedade.

“Atrás de cada rótulo, existe uma história que ainda não foi contada”, afirmou o diretor Jônatas João. “Esse projeto nasceu porque a gente acreditou que os adolescentes tinham algo importante para dizer. Hoje, o teatro se tornou espelho e muitos deles se viram ali, pela primeira vez. Isso é arte. Isso é presença. É humanidade.”

Após cada sessão, os alunos participaram de rodas de conversa com os atores e o diretor, compartilhando relatos pessoais, refletindo sobre suas próprias vivências e criando pontes entre palco e plateia. O espetáculo emocionou professores, alunos e convidados.

Para a produtora da peça, Marina Menegazzi, a escuta foi o ponto de partida e também o maior presente do projeto: “Foi um trabalho coletivo, de cuidado com cada detalhe — desde o texto até os bastidores. Ver os adolescentes se identificando, chorando, rindo, é uma resposta viva de que a arte ainda é um dos caminhos mais potentes para tocar o ser humano.”

Já a figurinista Gleiciele Camilo, responsável pelo desenho dos figurinos da peça, ressaltou o quanto cada roupa carrega também um significado: “Os figurinos foram pensados para representar os rótulos invisíveis que a gente carrega. Foi um desafio traduzir isso em imagem, mas também uma experiência linda. Cada peça carrega uma camada da história desses jovens.”

O diretor de cultura do município, Juarez Fogaça, também acompanhou o desenvolvimento do projeto e destacou a importância de levar esse tipo de projeto às escolas: “Ver os alunos atentos, participando, se emocionando, nos mostra que o investimento em projetos como este faz sentido. A cultura precisa continuar alcançando as escolas, os jovens e suas realidades.”

O projeto “Rótulos” é mais do que uma peça de teatro. É um gesto de escuta. É arte que nasce da vida e volta para ela como abraço. Cada palavra dita no palco veio carregada de histórias reais. Cada silêncio também falou alto. Foi um convite para que cada jovem, ao se ver ali representado, percebesse que é maior do que qualquer etiqueta que lhe tenham imposto.

A peça abriu espaço para que os adolescentes não apenas assistissem, mas também se expressassem, se reconhecessem e fossem ouvidos. É o teatro cumprindo seu papel mais profundo: provocar, acolher, despertar. Quando a arte se coloca a serviço da educação, da escuta e do humano, ela deixa de ser apenas espetáculo e se torna transformação.

“Rótulos” é, acima de tudo, uma declaração onde cada jovem tem o direito de contar sua história e ser respeitado por ela.

 

 

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