POST

DO BLOG

O Artista e Sua Arte: O Que Pensar Dela?

Você já ouviu falar da carta aos artistas que o Papa João Paulo II escreveu? Se ainda não, aqui você vai descobrir pensamentos que ele dedicou aos artistas e que você também deveria ter.

 

Papa João Paulo II amava muito as artes e cita em sua carta que tem uma ligação por meio de experiências passadas que o marcaram muito.

A arte é algo intrínseco à igreja, afinal, o maior artista de todos é Deus que criou um mundo com uma beleza sublime e perfeita. Essa beleza que Ele fez para que nós pudéssemos contemplar neste período que passamos aqui.


Tudo é passageiro, menos aquilo que deixamos. A nossa arte é dom de Deus, Papa João Paulo II deixa claro isso em sua carta falando dos artistas como artífices. “Qual é a diferença entre « criador » e « artífice »? Quem cria dá o próprio ser, tira algo do nada — ex nihilo sui et subiecti, como se costuma dizer em latim — e isto, em sentido estrito, é um modo de proceder exclusivo do Omnipotente. O artífice, ao contrário, utiliza algo já existente, que dá forma e significado.”

Então, te faço uma pergunta: o que temos feito com a nossa arte?

Compreender que fazemos parte da criação de Deus é saber que somos responsáveis a cuidar da maior arte que ele fez, pois Ele mesmo nos convida em Gn 2, 15, nos deve fazer repensar em tudo o que fazemos com o dom que Deus compartilha conosco.

 

Os pensamentos de Papa João Paulo II sobre o artista:

Refletindo sobre tudo o que falamos até aqui, queremos lhe trazer alguns pensamento que o Papa João Paulo II traz na carta aos artistas na esperança de que possamos praticar esses pensamentos, ressignificando nossa arte:

“Toda a forma autêntica de arte é, a seu modo, um caminho de acesso à realidade mais profunda do homem e do mundo.” (São João Paulo II);

“Quanto mais consciente está o artista do dom que possui, tanto mais se sente impelido a olhar para si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer!” (São João Paulo II);

“O artista vive numa relação peculiar com a beleza.” (São João Paulo II);

“A sociedade tem necessidade de ARTISTAS, da mesma forma que precisa de cientistas, técnicos, especialistas, testemunhas da fé, professores, pais e mães, que garantam o crescimento da pessoa e o progresso da comunidade, através daquela forma sublime de arte que é EDUCAR.” (São João Paulo II);

“Enquanto obedecem ao seu génio artístico na realização de obras verdadeiramente válidas e belas, não só enriquecem o património cultural da nação e da humanidade inteira, mas prestam também um serviço social qualificado ao bem comum.” (São João Paulo II);

Vê, artista, o quão importante tu és! Vê, artista, a responsabilidade que você tem nas mãos! A transformação da vida através da arte é o que deve te mover. É essa arte que mobiliza nossa escola e se você também quer vivê-la, permita-se estar com pessoas que vão te mostrar o caminho a seguir, pois quem pode trilhá-lo é só você.

Se quiser conferir a carta completa do Papa João Paulo II aos artistas é só clicar nesse link:

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!